• LINKEDIN BIA
  • FACEBOOK BIA
  • BiaGCDVLOGÍSITICOS
whatsapp-logo-1.png
  • LINKEDIN BIA
  • FACEBOOK BIA
  • BiaGCDVLOGÍSITICOS

©2020 by GCDV LOGÍSTICOS Proudly created 

EMPRESAS E NEGÓCIOS DA BIA:

  • Bia Rodrigues Carvalho

5 coisas que aprendi (e aprendo) com Richard Branson

Atualizado: 11 de Dez de 2019

Olá pessoal, quero compartilhar com vocês uma grande experiência que vivo há alguns anos, desde que conheci o Richard Branson, perseguindo ele incansavelmente na Times Square em Nova York, alguns anos atrás em busca de um simples autógrafo...


Para quem não conhece, Richard Branson é um dos empreendedores mais famosos por suas extravagâncias. Dono do grupo Virgin, o bilionário é daqueles empreendedores durões, que aprenderam com seus muitos fracassos. Seus investimentos vão da música à aviação, vestuário, biocombustíveis e até viagens aeroespaciais entre outros empreendimentos de sucesso.


Eu sou FÃ do Richard Branson, tiro lições valiosas sempre que estou com ele (valeu a pena "correr" atrás dele) e tento expandir e multiplicar em minhas empresas, negócios, projetos e também, transmitir para os meus mentorados, alunos, amigos, colaboradores, empresas que faço consultorias, e em diversas situações do meu dia a dia.

Querem saber um pouco mais sobre o que venho aprendendo com ele? Vejam as 5 coisas mais importantes que aprendi (e aprendo) com um dos homens mais disruptivos, inovadores, gente boa e bilionário do mundo:


Não se prenda a títulos ou rótulos


Ser empresário, empreender ou trabalhar como funcionário basicamente é a mesma coisa. Para ganhar dinheiro de verdade e ser feliz, você não precisa de títulos ou rótulos, o que você precisa fazer de verdade, é transformar o que te excita na vida em capital, para que você possa fazer mais do mesmo e seguir em frente com isso. Acima de tudo, aprendi com Branson que você deve criar algo do qual se orgulha. Essa sempre foi a filosofia dele em seus negócios, ele diz honestamente que nunca entrou em um negócio apenas pelo dinheiro, e reforça que se este é o único motivo, é melhor deixar para lá.


Gente é que faz as coisas acontecerem


Em todos os negócios do Branson, gente (pessoas) é um dos principais ativos que ele cuida e valoriza. Não apenas busca loucamente pelos melhores talentos, mas faz de tudo para trazê-los pra dentro de suas empresas e negócios pelo mundo. Ele gosta de pessoas diferentes, e faz questão de ter pessoas de todos os tipos dentro de suas empresas e principalmente dentro de sua vida, escolher pessoas diferentes é seu lema. Pessoas que vão além do óbvio. Ele não separa vida profissional e pessoal, ele acredita que a vida é uma só. Sempre aprendemos em nossas vidas a separar as coisas, vivemos este dilema conflituoso dia após dia, mas como separar o coração do cérebro? Como separar a pele do nosso corpo? Se você procurar o melhor nas pessoas, eles vão florescer. Se você criticar ou procurar o pior, elas vão murchar. Se você separar as coisas, você vai se robotizar. Nossa vida é única. Ele acredita que todos nós precisamos ser regados e pensar que a nossa vida merece ser vivida sem separações por causa de títulos e regras.


Humildade


Um dos caras mais bilionários do planeta é acessível, é atencioso e em nenhum momento esbanja seus bilhões em nossa cara, aprendi também com o Branson que aqueles que tem dinheiro de verdade, não ostenta, não joga na sua cara seus carrões, não vomita arrogância nas mídias sociais, e muito menos, deixa de ouvir opiniões de qualquer pessoa independente de seu histórico de riqueza ou pobreza, afinal, todos devemos passar por altos e baixo em nossas vidas, somos humanos, não deuses ou Deus.


Prepara-se para levar porrada e correr risco


É preciso correr risco sempre, e é preciso se preparar para leva porradas, sofrer calúnias e injustiças. Você não aprende a andar ao seguir regras. Você aprende por fazer, e por cair. A história de correr risco calculado é apenas ensinamentos de livro de gestão teórica, na prática, o mundo nos negócios é rude, é predador, é desafiador, vence aqueles que conseguem ter maior resiliência espiritual e carnal. Uma ideia inovadora é algo que realmente se destaca: não é fácil começar uma empresa e sobreviver e prosperar no mundo moderno corporativo, sendo você empreendedor, empresário ou funcionário. Se você cria algo que é motivo de orgulho para todos que trabalham para e com você, então você sabe que está em um divisor de águas, porém, não espere que tudo será flores. Construir e fazer algo novo, é desafiador e há uma coisa garantida em negócios: Você e todos ao seu redor vão cometer erros.


Mudar é difícil, não mudar é suicídio


Um negócio é simplesmente uma ideia para tornar a vida de outras pessoas melhor, mas as vezes insistimos em fazer projetos e negócios que não estão dando certo por apego ao dinheiro ou a nossa criação. Branson sempre viu seus negócios, não apenas como máquinas de fazer dinheiro, mas como aventuras que podem, espera ele, fazer pessoas melhorarem, e acreditem pessoal, isso não é papo dele! Vejo isso na prática. Branson é curioso, adora aprender coisas novas, aprendi com ele a mudar diariamente e a me adaptar as coisas muito rápido, ele acabou com umas 300 ou 400 empresas, mas se tornou uma marca de estilo de vida. As pessoas pensam que a Virgen (empresa dele) se souberem que a Virgin está entrando em uma nova área, elas sabem que a qualidade será boa, que eles vão fazer de uma forma divertida, e que vão cobrar bem. "Então isso dá um vantagem quando entramos em um novo empreendimento - as pessoas já confiam, e nos dão uma chance, e parecem gostar do que encontram, diz Branson".


Espero compartilhar mais coisas com vocês em breve, pois acredito realmente que oportunidades são como ônibus, sempre há outro chegando e se utilizarmos nosso tempo para compartilhar coisas boas e legais que aprendemos enquanto estamos esperando o al "ônibus" chegar, ou enquanto estamos "correndo" atrás dele, o mundo pode ser melhor e nós podemos ser melhores neste mundo.


#bia #richardbrason

5 visualizações