• Logísticos Oficial

Diferenças de Packing e Picking



Packing e Picking são duas atividades distintas, ouvimos muitas vezes esses termos mas nós realmente sabemos a distinção entre eles? Confira abaixo neste artigo.

Picking é o processo de separação dos produtos para um determinado pedido. Dentro do processo de picking há diversos métodos de separação como:

Picking DISCRETO: o processo de separação é realizado para apenas um tipo de SKU e o operador o realiza do início ao fim, esta metodologia desprende um tempo maior pois o operador necessita se deslocar para realização da atividade, além da probabilidade de erro de separação de SKU ser menor.

Picking por ZONA: a área de armazenagem é dividida por zona, e cada operador atende a um tipo de SKU, podendo esta zona possuir vários operadores para atender a um único pedido com SKUs distintos, com isso o operador não necessita se deslocar, reduzindo o tempo de separação.

Picking por LOTE: este tipo de picking é realizado através da soma por SKUS, por exemplo há um pedido com 10un do produto A, 50 do produto C e 20 do produto J, o operador separa as quantidades dos produtos por SKU.

Picking por ONDA: cada operador coleta um SKU apenas, porém o pinking é realizado apenas em um intervalo de tempo, para equilíbrio operacional, não havendo acúmulos na expedição e áreas afins que estão diretamente ligadas ao pinking.

O processo de Picking pode apresentar ganhos significativos para os prazos de entrega dos produtos, pode ser fator chave para o descontentamento devido a erros na separação dos produtos, consequentemente entregas divergentes do pedido realizado pelo cliente.

Packing é o processo de embalagem dos produtos, arrumação, organização, realizar enchimento para proteção dos mesmos, este processo é muito importante, pois sem o devido embalamento do produto, ele pode avariar (danificar), não ser aceito pelo destinatário pela falta do mesmo, perda de produtos devido a uma embalagem que não atenda o conteúdo existente e se não organizado causar diversos problemas operacionais.

Conhecendo o conceito básico e a distinção destas duas atividades, podemos observar a sua importância, com isso há uma grande tendência no mercado para automatização desses processos, viabilizando maior assertividade, rapidez, ganhos operacionais e qualitativos.


  • LINKEDIN BIA
  • FACEBOOK BIA
  • BiaGCDVLOGÍSITICOS
whatsapp-logo-1.png
  • LINKEDIN BIA
  • FACEBOOK BIA
  • BiaGCDVLOGÍSITICOS

©2020 by GCDV LOGÍSTICOS Proudly created 

EMPRESAS E NEGÓCIOS DA BIA:

LOGO_GCDV_ALTA.png
Logísticos Oficial.png