• Logísticos Oficial

4 Exemplos de KPI de Logística



KPIs, Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Desempenho são métricas usadas para medir e avaliar a performance ou desempenho, neste caso, de processos chave dentro de empresas. Esse conceito pode ser aplicado em diversas áreas de atuação ou mesmo dentro de uma empresa, basta desejar medir seus resultados de forma eficaz para avaliar acertos e erros e sempre alcançar resultados ainda melhores.

Escolhendo KPIs de Logística

Cada empresa sabe quais processos são mais importantes ou quais resultados devem ser acompanhados mais de perto, por isso os indicadores de desempenho são únicos para cada empresa. Existem diversas categorizações de KPIs de logística, assim como existem vários KPIs. Vou te mostrar alguns exemplos para que você possa avaliar quais se encaixam melhor na estratégia da sua empresa.

Categorias de KPI de Logística

Indicadores de Inputs: são KPIs relacionados aos recursos necessários para realizar um processo. Indicadores de Processos: são KPIs relacionados à eficiência do processo, indicando como está o andamento do mesmo.

Indicadores de Outputs ou Resultados: são KPIs relacionados à eficácia do processo, que avaliam a entrega final.

Outra categorização possível é entre Indicadores de Custos, Indicadores de Conformidade do Processo e Indicadores de Serviços.

4 Exemplos de KPI de Logística

Como já falei anteriormente, os KPIs variam de empresa para empresa, mas existem alguns indicadores que são aceitos universalmente – ou quase isso. Deixo aqui alguns desses:

OTIF ou Pedido Perfeito: Do inglês “On Time In Full”, este KPI avalia se o pedido foi entregue dentro do tempo combinado e de forma completo.

Time to Market: Mede o tempo de lançamento de um produto do desenvolvimento do conceito à disponibilização para venda.

Stock Out: Mede o quantidade de vezes ou de dias que o estoque de um produto leva para chegar a zero. Giro de Estoque: Faz a média entre o consumo, ou seja, a saída de um produto, e o saldo médio de estoque.

KPIs refletem, mesmo que indiretamente, a performance de uma organização como um todo na realização das estratégias e objetivos definidos.

Uma coisa eu posso afirmar com toda a certeza: só o que é medido pode ser avaliado, assim como somente reconhecendo erros e problemas é possível superá-los. Então eu diria que ter KPIs é indispensável para qualquer negócio que queira crescer e ser bem sucedido! Com os dados alcançados com a ajuda dos KPIs você vai poder buscar novos desafios, alcançando cada vez patamares mais altos de sucesso. Gostou deste artigo? Então se inscreva em nosso site para receber sempre conteúdos direto no seu e-mail.


Quer se tornar um especialista em Custos Logísticos e Indicadores de Desempenho?

Faça o nosso curso especial do Logísticos Oficial. Clique AQUI




#kpislogística #kpis #logística #logísticosoficial



  • LINKEDIN BIA
  • FACEBOOK BIA
  • BiaGCDVLOGÍSITICOS
whatsapp-logo-1.png
  • LINKEDIN BIA
  • FACEBOOK BIA
  • BiaGCDVLOGÍSITICOS

©2020 by GCDV LOGÍSTICOS Proudly created 

EMPRESAS E NEGÓCIOS DA BIA:

LOGO_GCDV_ALTA.png
Logísticos Oficial.png